Liberdade

O que é a liberdade?

De acordo com Dicionário, liberdade é o conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, que é considerado isolado ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.

 Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade

.A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.

 Para alguns… liberdade é poder fazer o que deseja, o que quer…

 Já para outra liberdade é sair de uma relação ou fazer o que quer…

 Liberdade é sair de um cárcere que ele mesmo se impõe!

Geralmente a grande maioria de nós confunde liberdade com poder, como se ser livre fosse algo para ser conquistado, mas não dá para conquistarmos o que já somos. Digamos que liberdade é uma questão de descoberta.
Liberdade é algo que se descobre ao dar de cara consigo mesmo, sem a interferência da opinião dos outros, sem os papéis socialmente impostos ou até escolhidos. O que conquistamos é a independência, a capacidade, o poder de fazer coisas por si e de cuidar de si. Mas liberdade não é poder: é ser.

Sei a importância de respeitar cada um dos nossos momentos, sejam eles solitários ou na companhia de outros corações. Se você sente que, neste momento da vida, ama mais a sua liberdade que um companheiro, escolha a liberdade. Não se julgue por isso, as escolhas não precisam ser eternas, muito menos devemos viver o desafeto das escolhas que deixamos de fazer. Escutar o coração, sem se preocupar com as estratégias que muitos fazem para serem felizes, como se a felicidade fosse um estágio pleno e integral, como se o casamento ou a busca da eternidade em uma relação fosse a única e exclusiva certeza de amor entre nós, é sempre uma escolha digna.

A liberdade é uma linda ponte entre o que somos e o que gostaríamos de ser, ela nos abre os olhos para novas oportunidades de amar e maneiras de nos respeitar cada vez mais. E se soubermos nos respeitar, sem ficarmos reféns do ego, aprenderemos a nos amar verdadeiramente. Acontece que quando a gente ama, não perdemos a liberdade, mas, sim, unimos duas pessoas que já eram felizes sendo livres e, por opção, decidiram voar juntos e assim admirar a belíssima vista que somente os belos pássaros com longas asas podem ver.

Liberdade é não precisar de nada para ser livre.
Liberdade é descer do castelo de ilusão e andar descalço pela vida. É olhar com doçura para tudo; até para a dor, sem se deixar prender.
Liberdade é dar asas ao coração, soltar da gaiola os sentimentos e permitir-se amar sem medo. É seguir em frente de olhos abertos e alma sem segredos, sem dissimulações.
A grande maioria de nós pensa que liberdade é ter coisas na mão… Mas liberdade é abrir o peito para abraçar a imensidão!

Dieinny Catusso Mel

31 de janeiro de 2018//nenhum comentário

 

Quem Somos

Nosso foco é transformar pessoas, através de técnicas e métodos eficazes, desempenhando o melhor potencial que existe em cada ser, tanto no âmbito pessoal, quanto organizacional.

Localização

Avenida Dr.Julio Marques Luz Número 1793A – Jatiúca, Maceió – AL, 57035-700